Programa Direção Espiritual => Toda Quarta-feira às 22:00h. na Canção Nova ★

domingo, 25 de novembro de 2012

Homilia Missa - Canção Nova Sertaneja

Homilia 25/11/2012 -  sábado 16h
Padre Fábio de Melo


Foto: Maria Andreia/Cancaonova.com

 Hoje na liturgia estamos de vermelho, pois celebramos o martírio de Santo Andre Dung-Lac. Eram vietnamitas e foram mortos pois estavam proibidos, de manifestar a fé em Jesus. Eles estavam proibidos de serem “Tão de Deus.” Na capadócia temos a oportunidade de visitar as igrejas subterrâneas, que era lugares que os cristãos se escondiam e não podiam manifestar publicamente a sua fé.Os Cristãos precisavam se esconder para realizarem os seus ritos.Os cristão viveram muitas perseguições, como esse jovem e seus amigo foram mortos por manifestar publicamente a fé em Jesus. ”Há uma conexão entre aquilo que fazemos publicamente, com o que está na intimidade do nosso coração.Naquele tempo o martírio acontecia com a morte do corpo, para mostrar a todos que não seria tolerado ninguém que pudesse professar a fé em Jesus. Há relatos bíblicos belíssimos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por Cristo. “Muitos sangraram suas vidas nos lugares públicos, porque doaram suas vidas acreditando numa causa nobre: Jesus Cristo...” 


 “Martírio é não negarmos Jesus como nosso verdadeiro referencial." 
Foto: Maria Andreia/Cancaonova.com :: 

Assim aconteceu com os apóstolos. Se a experiência foi verdadeira e foi fecunda, vamos ter fé até o fim. Aquele que ama de verdade é capaz de morrer por aquele que se ama.” “A mãe sabe muito bem o que significa a palavra martírio.” Porque você ama aquela criança, você vai ao encontro dela, e se doa. Isso é martírio. O martírio é uma conseqüência natural do coração que ama. Eu como Padre preciso despertar a fé no seu coração, despertar a vontade de seguir a Deus. Eu preciso anunciar nos telhados e lutar para que este amor de Deus atinja o seu coração. Deus chama a humanidade o tempo todo para esse amor. Ser amado é ser observado. Quando seu filho aprende o amor por você ele começa a olhar o seu jeito de você. E por causa desse amor ele vai fazer de tudo pra ficar parecido com você. “O amor é território do martírio.” Muitas vezes o que é nocivo a nós é doce no começo, e amargo no final. Nas pequenas coisas, pequenos desafios eu preciso identificar: Onde hoje eu preciso viver o meu martírio? Onde eu preciso honrar essa amizade que digo ter com Jesus? Confiança, amizade o dinheiro não compra. Amigo de verdade é aquele que você entrega sem medo seu cartão do banco com a sua senha, sem medo de ser lesado. A formação do caráter humano é constantemente um processo de martírio. Como é fácil virarmos vagabundos. Como é fácil nos corrompermos! Como é fácil abandonar a verdade! Meu Deus é a concupiscência, essa tendência natural de você fazer o que não é o certo! É a hora do martírio. É claro que queremos uma vida mais fácil. Ser honesto é martírio. Não é fácil ser honesto. De nada vale sermos uma potência mundial como nação, se não nos qualificarmos como pessoa. “Martírio é não negarmos Jesus como nosso verdadeiro referencial.” Pedro olhava para João e via o que Jesus tinha feito na vida dele, mesmo sem que Jesus estivesse mais ali. Eles seguiam Cristo no cristão. Ele está no meio de nós! Quando você abre a gaveta dos seus pecados, o baú das misérias e você se decide a caminhar com Cristo, isso é viver o martírio no dia a dia. Saiba que os seus martírios não foram em vão: Jesus já está transparente em você. Prepare-se para martirizar tudo aquilo que em você não é bonito e nem é bom. Se você quiser ser semelhante a Jesus, renuncie tudo que te paralisa nessa vida. Se você estiver disposto a essa semelhança prepare-se para lutar contra você mesmo. Olhe com coragem para você! Não tenha medo de arrancar as ervas daninhas que você já produziu na vida. Você tem que retirar da sua vida, tudo que tira sua fertilidade. Senhor liberte-nos das nossas misérias, de tudo aquilo que nos deixa amedrontados. Seja de Deus! Seja mártir do Senhor! A Igreja precisa de você e do seu testemunho! Não tenha medo! Deus conta com você!


Transcrição e Adaptação: Cristiane Viana(@vianacn)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Padre Fábio de Melo Padre que evangeliza como cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e comentário no Blog.
Espero que tenha gostado.