Páginas

Informativo importante => Havia um link maldoso que direcionava o Blog para outro site, e há tempos estou tentando resolver. Consegui!!! Está de volta!!!! ★

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O pastoreio familiar - Homilia da Missa - Acampamento para casais 19/07/09

O pastoreio familiar

Que beleza essa palavra de Jesus, quando Ele olha para multidão e percebe que ela precisa ser cuidada. Por isso Ele faz a associação direta de uma multidão sem pastor. Pastor é para cuidar, não com olhos desconfiados de vigilância, mas com olhar zeloso. O pastor fica atento para o que a ovelha precisa. Jesus fala no contexto dele, Jesus vivia no ambiente rural, mas nós trazemos o conceito do pastor com sua ovelha para aplicar na nossa vida, falamos da importância de cuidar bem da nossa família, para que ninguém a roube.

Qual é o grande significado de pastor no contexto de evangelho? Pastor é aquele que está a frente de um determinado rebanho. O padre é o pastor de sua paróquia, o bispo é pastor de sua diocese, o Papa é o pastor da Igreja. Padre não tem outro significado que pai, eu sou seu pai, pelo ministério sacerdotal que eu exerço, para cuidar de sua casa através das minhas palavras, do programa “Direção espiritual”, dos livros que escrevo.

Deus concedeu ao sacerdote o ministério de ser pai assim. Eu cuido das minhas ovelhas, por isso eu alerto vocês das coisas nocivas que podem atingi-los, eu como padre preciso estar comprometido com a felicidade da sua casa. E aquele que está comprometido com a felicidade do outro fala palavras bonitas, ama as pessoas; o padre precisa ser um amante da humanidade. O povo merece a sabedoria e santidade dos padres.

A minha palavra de pastor é para convidar a você ser pastor também, os padres não são os únicos responsáveis pelo pastoreio das ovelhas. Você é responsável pelo pastoreio de suas ovelhas na sua casa. O bom pai e a boa mãe é que ensina a criança a comer direito desde pequeno. O pastoreio das famílias começa nas panelas. O pastoreio da mulher começa na panela quando ela faz a comida. Não adianta estar dentro de casa, precisa exercer a autoridade dentro de casa. Você não pode ser uma mãe decorativa, a família não precisa ter uma mãe decorativa, a família precisa de uma mãe com as rédeas na mão. Você pai, não pode ser um repolho dentro de casa, todas as vezes que um filho vai até você, você diz para ele procurar a mãe.

As suas ovelhas estão dentro de casa, mas não está dentro de você, não está sobre seu comando. Não queremos encher a cabeça, queremos uma família tranquila, a mãe é uma banana decorativa, o pai é urso panda na sala, e onde está o pastoreio?

Para uma criança chegar a autonomia, ela precisa de adultos dando as rédeas. Não há nada pior nessa vida do que você se sentir sozinho, não falo de solidão do corpo, pois esta vai embora é só chegar perto de gente. Pior solidão é quando você não tem ninguém para falar o que sente e pensa. Você tem que pastorear sua esposa, seu esposo todos os dias, não é vigiar, é amar.

Foto: Robson Siqueira

"Precisamos cuidar bem da nossa família para que ninguém a roube" Pe.Fábio


Muitas mulheres que são casadas já estão solteiras a muito tempo, não tem com quem dividir pensamentos e sentimentos. No início é tudo tão lindo, o primeiro filho, o pai quer dar banho, ama com todas as forças no início e depois não suporta as mínimas coisas.

Existe tantos pais que amam somente o filho na infância e depois se cansa. Nós não podemos cansar do pastoreio. O pastor que vai ficando indiferente aos poucos vai perdendo a confiança. Se você descobre que seu marido está indiferente, você vai esfriando. É preciso do romantismo do início de namoro. Romantismo faz bem, tem que manter. Abrimos mão de fazer da nossa casa romântica. O pastor não pode ser indiferente ao rebanho que tem. As vezes fazemos de tudo para chamar a atenção do outro e não conseguimos e vamos ficando agressivo; quantas vezes a agressividade do filho é um pedido de socorro, “Pai seja meu pastor”.

Você pode ser engenheiro, médico, administrador, empresário, mas o principal ofício que você tem é ser pai, é ser pastor de sua casa. Muitas vezes jogamos o pastoreio de nossa casa para que outros façam, crianças que tem aulas das 7 da manhã até as 10 da noite. E que horas você dá a sua aula? Quem precisa mandar na sua casa é você. Vai ser pai, vai ser mãe, pelo amor de Deus, mergulhe na sabedoria, porque comandar a casa com burrice, é a pior coisa que existe. Vá se preparar para essa paternidade, vai ser um homem de oração. Quando Deus entra na nossa vida, fica mais fácil viver. Pai e mãe que reza educa muito melhor do que um pai que não reza. Para que você seja um bom pastor na sua casa, reze.

Não temos como fugir disso, enquanto eu tiver vida, eu quero continuar te ajudando, pois o que me interessa é a sua felicidade. Eu não faço milagre, eu quero ter fé, para ver os milagres acontecerem. Nunca se esqueça que o seu pastoreio é o maior milagre que você pode realizar nessa vida.


Transcrição e adaptação: Regiane Calixto
19/07/2009 - 14h30


Padre Fábio de Melo
Padre que evangeliza como cantor, compositor, escritor e
apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

5 comentários:

  1. OI SIMONE,ESTAVA COM MUITA SAUDADE DE VOCE.COMO ESTA SUA MAE,MELHOROU ESPERO QUE SIM.ESTE ACAMPAMENTO PARA CASAIS FOI MUITO EMOCIONANTE PRINCIPALMENTE NA MISSA DE DOMINGO ONDE O PADRE FABIO SE EMOCIONOU MUITO RELEMBRANDO O HOSANA DE 2007,TENHO CERTEZA QUE ESTE ACAMPAMENTO NÃO SAIRA DE DENTRO DE MIM TAO CEDO.BEIJOS MINHA QUERIDA E ATE BREVE.

    ResponderExcluir
  2. Simone,muito bom o seu Blog, estou sempre aqui, tenho você no meus favoritos.Só não estou encontrando os vídeos da missa do dia 19/07, pois os que tem estão com defeitos, para o áudio.Gostei muito das músicas que você colocou e eu não conhecia.
    Beijos amiga e que Deus sempre a proteja.

    ResponderExcluir
  3. Querida Suzana, qunata saudade. è sempre uma alegria poder "conversamos". Minha mãe está bem melhor, já não está utilizando mais a cadeira de roda, já caminha devagar, está fazendo fisioterapia e com a graça de Deus e com a garra que ela tem, a cada dia evolue um pouquinho. O seu carinho fortalece cada vez mais nossa amizade. Desculpe a ausência, mas aos poucos tudo está se normalizando.
    Bjos 1000. Que deus te abençoe, querida amiga.

    ResponderExcluir
  4. Betty é com muita alegria que li seu comentário, seja sempre bem vinda. A pouco respondi um comentário da Suzana, um dos presentes que o Blog me trouxe, tenho sido agraciada e meus dias se tornam cada vez mais significativos com a conquista de pessoas especiais. Obrigada por fazer parte dele.
    Me mande um e-mail, aí poderemos conversar mais vezes.
    Que Deus te abençoe muito, minha amiga!

    ResponderExcluir
  5. Simone, sempre que posso visito o seu blog, minha filha me ensinou a remexer em tudo, porque antes eu não sabia como fazer.
    Fico muito feliz com tudo o que vejo a respeito do padre fábio.
    Agora eu passo horas na frente do computador que até me esqueço da vida.
    Antes eu não sentia muita graça em ficar na frente do computador como muitas pessoas ficam.
    Quando não estou com meus afazeres de dona de casa esse é o meu hobby predileto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e comentário no Blog.
Espero que tenha gostado.